Tipos de pontos de costura feitos à mão

Você está começando a costurar? Então saiba que os pontos de costura feitos à mão são importantes e essenciais para o sucesso do seu trabalho. Confira como fazer os principais:

PONTO DE ALINHAVO – Esse ponto é o mais usado para unir os tecidos em costura temporária. Depois leva à máquina. Consiste em fazer uma linha tracejada com espaçamentos iguais para segurar os tecidos.

PONTO CORRIDO – É como o alinhavo, mas com um espaçamento bem menor das linhas tracejadas. Ajuda quando estamos a coser na máquina e arrebenta a linha e temos de emendar o fio.

PONTO ATRÁS – É um ponto de costura bem forte, usado para refazer costuras desfeitas. Comece por trazer a agulha do nó para o ponto 1. Insira a agulha no tecido no ponto 2 e por trás traga para o ponto 3. Volte atrás para o ponto 4 e recomece o movimento passando a agulha por trás do tecido.

PONTO LUVA – É usado para segurar as extremidades dos tecidos que têm a tendência de desfiar. Este ponto em linguagem corrente chamamos chuleio. Os pontos são feitos na diagonal, de modo a pegar 3 ou 4 fios do tecido que pretendemos proteger. O espaçamento é curto e uniforme.

PONTO INVISÍVEL – Feito com uma costura bem baixa. Usa-se para unir duas bordas dobradas de tecido ou uma borda dobrada e uma bainha. E ainda para dar pontos finais em peças de artesanato. Devemos passar as dobras a ferro e esconder o nó na parte dobrada. Trazemos a agulha para a frente, pegamos poucos fios de tecido e retornamos para dentro da dobra. Voltamos com a agulha para fora e repetimos sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.

PONTO CRUZADO/BRUXA – É um ponto forte, não só é usado na alta-costura como também na alfaiataria. É essencial para fazer bainhas e pregar telas. Ao usar esse ponto nas bainhas evita o chuleio. Comece por trazer a agulha do nó para o ponto um. Insira a agulha no tecido no ponto 2 na parte superior e volte para o ponto 3 na parte inferior. Volte à parte superior para o ponto 4 e assim sucessivamente.

Fonte: Moldes Dicas Moda.

Compartilhe