Tecidos para moda masculina

Assim como as camisas sociais são fabricadas em diversos tipos de tecidos, também existe uma grande diversidade nos tipos de tecidos e estampas para blazers e paletós.

 

E da mesma forma que você deve escolher a camisa mais adequada para uma ocasião de acordo com seu tecido, estampa ou padronagem, o mesmo vale para as peças de cima.

Dependendo da estampa, textura, cor e outros aspectos do seu blazer, a imagem que você passa muda totalmente, indo de sofisticado, elegante, contemporâneo a descontraído e ligado na moda.

É quase como uma mudança de personalidade, operada simplesmente pelo material das peças que você escolheu.

Saiba como escolher os melhores tecidos e estampa para blazers e paletós:

Blazer xadrez

Essa estampa, além de trazer muito estilo aos homens que a usam nas camisas, também pode ser uma grande aliada quando usada no blazer.

Para não ficar exagerado ou caricato demais, prefira cores discretas e escuras, sem grandes contrastes para o blazer ou paletó.

Dica de estilo: use o blazer aberto combinado com uma camisa que combine com o tom da estampa.

Risca de giz

Um dos ternos mais clássicos entre os homens, a risca de giz é simples, porém super elegante. Listras finas e brancas na vertical com um grande intervalo entre si.

A risca de giz mais comum é a de fundo preto com risca branca, mas também existe nas versões cinza, azul marinho e onde mais a criatividade mandar.

Chalk Stripe

Se formos traduzir ao pé da letra, chalk stripe significa exatamente risca de giz. Porém, está padronagem é diferente da risca de giz como conhecemos aqui no Brasil.

Suas linhas são mais suaves, realmente remetendo a uma risca de giz numa superfície de lousa, por exemplo. O efeito visual é o mesmo da risca de giz clássica, porém um pouco mais discreto e de perto podemos notar a diferença nos detalhes.

Espinha de peixe

Essa padronagem, também bastante comum em ternos, paletós e blazers, é um minucioso zigue-zague que observado de perto pode embaralhar sua vista.

Ele não é apenas uma estampa, é a forma como a trama da peça é trançada, e é muito comum em blazers de lã ou tecidos mais quentes.

Pied De Coq

Apesar do nome de difícil pronúncia, com certeza você já deve ter visto está estampa por aí. Sua "prima”, a estampa Pied De Poule, faz muito sucesso na moda feminina e já foi padronagem de bolsas, terninhos, vestidos e várias peças de marcas famosas, como a Chanel.

Do francês, Pied De Coq significa "pé de galo”, pois a estampa pode lembrar algumas pessoas de uma pegada de galo.

Tirando o nome estranho, essa estampa é muito sofisticada, apesar de não vermos ela sendo tão usada por homens brasileiros, apenas em detalhes como gravatas.

Sal e pimenta

Também conhecido como Barley Corn, essa estampa parece um tecido tweed, porém menos grosso, sendo um pouco mais leve.

De longe, parece um cinza, mas, ao observar de perto, é possível notar que essa padronagem é formada por pequenos pontos branco e pretos mesclados.

Como sua estampa não é grande, é possível usar blazers com padrão sal e pimenta e combiná-los com camisas ou gravatas estampadas sem criar um conflito de informação.

Window Pane

Essa estampa também é pouco usada no Brasil, mas traz muita elegância e um toque de estilo ao visual masculino.

Nessa padronagem, é como se a risca de giz tivesse sido traçada tanto na vertical quando na horizontal, formando quadrados largos e discretos ao longo do blazer. Se você tiver oportunidade, adquira um paletó com padrão window pane!

Dica de estilo: combine-o com camisa lisa e gravata na diagonal para adicionar mais personalidade ainda ao seu visual! Se tiver dúvida, confira nosso post e aprenda a combinar estampas entre camisas e gravatas.

Príncipe de Gales

Também tendo sua base no padrão xadrez, essa estampa é muito elegante e remete totalmente ao estilo dos homens ingleses.

É conhecido também por "glen check” e seu xadrez é mais discreto, sendo embutido levemente ao longo da trama do paletó. Por isso, é mais fácil de enxergar o padrão de longe. Suas cores mais comuns são em tons de cinza, preto, marrom e azul.

Fonte: Breda Alfaiataria.

Compartilhe