Relembre os pontos básicos da costura

As máquinas modernas eliminaram muito do que costumava ser feito à mão. Mas, ainda assim, há várias situações em que é necessário pegar na linha e na agulha para um acabamento de qualidade. Veja como fazer os principais pontos e quais são os mais indicados para cada caso.

PONTO DE COBERTOR

É muito usado na borda de cobertores e panos de prato. Comece pelo avesso e 5mm abaixo da borda do tecido, passando a ponta da agulha no meio do laço formado pela linha. Faça o próximo ponto a 5mm de distância.

PONTO INVISÌVEL

Esse ponto rápido serve para unir duas barras dobradas. Faça um ponto de 6mm em uma das barras dobradas. Depois, faça outro ponto do mesmo tamanho, passando para a outra barra. Prossiga na costura.

PONTO CORRIDO

É rápido de fazer, mas menos firme do que o pesponto. Costure da direita para a esquerda, com a agulha de dentro para fora e pegue alguns pontos antes de puxar. Cada um deve medir cerca de 3mm.

ESCORREGAR O ALINHAVO

Bastante usado para unir um tecido dobrado a outro sem dobra ou para unir listras e xadrezes. Faça um ponto reto e curto no tecido sem dobra, próximo à borda dobrada e outro curto no interior da dobra alternadamente.

Fonte: Revista Manequim.

Compartilhe