O que fazer com retalhos de tecidos – 5 ideias incríveis

Para quem trabalha com tecido, como costureiras e artesãs em geral, é inevitável se deparar com muitas sobras de tecidos, que, sem utilidade, ficam amontoadas em um cantinho da casa ou do ateliê. Retalhos de tecidos são um material fantástico de ser trabalhado, mas por falta de ideias eles acabam sendo deixados de lado.

Outra realidade está relacionada com as pessoas que estão em busca de uma atividade prazerosa e criativa, e desejam apostar na produção de peças artesanais com restos de tecidos. Se você se enquadra nessa situação, saiba que está certíssimo de querer trabalhar com esse material que sai tão em conta, pois pode ser adquirido por uma pechincha ou mesmo por doação vinda de confecções e de costureiras.

Se você se identificou com uma dessas situações, sabemos muito bem o quanto você gostaria de dar vida nova aos retalhos. E para te ajudar nessa missão, separamos 10 sugestões de reaproveitamento. Tratam-se de ideias criativas, que depois de executadas, podem ser usadas em várias situações e ambientes: na cozinha, na decoração da casa, na confecção de enfeites para festas e de acessórios da moda. Todas essas dicas são para inspirar você a dar o primeiro passo para o reaproveitamento dessa matéria prima tão incrível!

1 – Com tiras de tecido xadrez você pode decorar potes de conserva e transformá-los em incríveis porta talheres para a mesa de jantar. Caso a sobra de tecido disponível seja mais estreita do que as mostradas acima, não tem problema, amarre a tira com um nó como se fosse uma fita, e está pronto o seu pote cheio de estilo.

2 – A segunda dica é reaproveitar tecidos de estampas diversas para criar bandeirolas super bacanas, e que não precisam de costura. Elas podem ser utilizadas para decorar o quarto das crianças, as festas infantis, e até mesmo as festas juninas. Você tem a opção de confecciona-las em tamanhos variados, levando em conta o tamanho dos retalhos que você tem.

3 – A nossa terceira sugestão é fazer capas de agendas e de cadernos com aquelas tirinhas que sobram dos tecidos. Para ficar um efeito legal, mescle diversos padrões, garanto que vai ficar incrível! Essa é uma ótima dica para fazer e vender, pois fica um charme, além das agendas serem um item que todo mundo usa no dia a dia.

4 – A quarta sugestão é fazer tapetes de retalhos trançados, fica super lindo. Para esse artesanato é normal utilizar a malha, que é resistente, elástica e não tende a grudar sujeira como acontece com o tecido de algodão. Veja outra técnica, descubra como fazer tapete amarradinho.

5 – Para quem não tem armário debaixo da pia da cozinha ou da área de churrasco, a proposta da cortininha de retalhos cai super bem. Nesse exemplo é de um patchwork simples, que dá vida a uma peça artesanal bem alegre e totalmente de acordo com a decoração do ambiente.

Fonte: Revista Artesanato 

 

Compartilhe