Modelagem e costura: 7 dicas para deixar os processos mais eficientes

Dica 1: Margem de costura
Faça margens de costura de um papel mais grosso, para colocar ao redor do molde ou tecido.

Dica 2: Colocar os dados no molde
Escreva, no molde que estiver fazendo, todos os dados necessários, como as medidas usadas, o nome da pessoa para quem você está riscando o molde, a data do molde e tudo mais que julgar necessário. Assim, os moldes ficam organizados!

Dica 3: Saber usar o esquadro
O esquadro é uma régua muito usada no processo da modelagem plana do vestuário. Para utilizá-lo, coloca-se um dos lados em um reta. Assim, ele te dará um ângulo de 90 graus. O esquadro tem que estar certo em cima da reta para o resultado ser satisfatório.

Dica 4: Molde básico

Guarde o molde básico com todas as informações para que você possa copiá-lo e interpretar vários modelos para as mesmas medidas. Não é preciso repetir o mesmo molde todas as vezes.

Dica 5: Cone em um pote

Se você usa linha em cone, como eu, coloque-o no chão, dentro de um pote ou caneca. A linha ficará firme e ajudará para que os pontos da costura fiquem bonitos.

Dica 6: Alinhave sempre!

Eu sempre digo sobre a importância do alinhavo para que a costura fique reta, certa e para que o tecido não saia do lugar.

Dica 7: Procure diferentes métodos para marcar o tecido

Existem algumas maneiras para marcar o tecido e é fundamental que você tenha opções. Existem gizes de cores e materiais diversos, mas você pode usar um sabonete ou a “caneta que apaga”. Cuidado! Teste a forma de marcação em um retalho antes para evitas manchas. Prefira usar a caneta em tecidos claros.
* Fonte: Blog algodaocru.com.br

Compartilhe