Dicas para montar um kit básico de costura

Além de uma boa máquina, um kit básico de costura é essencial para poder fazer suas criações. Seja para quem está começando ou mesmo para costureiras e artesãos de mão cheia os acessórios certos fazem toda a diferença.

Confira os itens que não podem faltar no seu ateliê:
Diversos tipos de botões;
Agulhas de tamanhos variados;
Linhas variadas;
Tesouras de costura;
Alfinetes e almofada de alfinetes;
Dedal;
Fita métrica;
Presilhas, ganchos, ilhoses e colchetes;
Fita adesiva;
Retalhos.

Se você ainda não tem esses artigos, tenha as seguintes dicas em mente, ao comprá-los:

Tesouras leves com 15 ou 18 cm de comprimento são as melhores. Use-as apenas para a costura.

Alfinetes com cabeças grandes de vidro ou plástico são os mais fáceis de usar. Compre os maiores que encontrar, de até 3 ou 4 cm de comprimento.

Um pacote de agulhas de pontas variadas, de tamanho médio, com orifícios redondos, apropriadas para todos os pesos de tecido.

Existem dedais de diferentes tamanhos; encontre um que se encaixe no dedo médio da mão que você usa para costurar.

Colchetes e ganchos de tamanhos variados (1, 2 e 3) e presilhas tamanhos 3/0, 2/0 e 0 resolvem a maior parte dos problemas de reposição.

Uma régua de metal para costura (vazada no meio), de 15 cm, é mais útil para costuras que uma fita métrica, particularmente para fazer bainhas, já que pode ser usada para manter-se constante a medida desejada.

Outros artigos que facilitam muito a costura incluem um abridor de casas, cuja ponta afiada e curva é usada para abrir costuras e a ponta fina é usada para retirar os fios soltos; um passador de linha, que poupa muito tempo e frustração; e uma tesoura de recorte, que tem bordas em zigue-zague, o que lhe permite aparar o tecido sem esfiapá-lo.

 

Fonte: Blog Minha Singer.

Compartilhe