Dicas para melhorar o acabamento das suas peças

O acabamento faz toda a diferença no resultado final das peças que costuramos, um acabamento bem feito dá um ar elegante, já um trabalho mal feito pode deixar a roupa com aparência desleixada.

Confira as dicas para melhorar o acabamento das suas peças:

- A escolha das linhas e agulhas fazem diferença no acabamento

Nada de usar a linha parecida com o tecido, ela precisa ser 100% poliéster e da cor exata do tecido. A agulha também precisa de atenção, a número 9 é indicada para tecidos finos como seda, chiffon, georgete, voal, musseline. Já a agulha 11 costura crepes, tricoline, viscose, linho e tecidos de alfaiataria. A agulha 14 é para tecidos mais encorpados e rústicos como brim, denin, sarja. A agulha 16 é para cortinas e estofados.

- Tecido caro não é sinônimo de qualidade

Independente do valor do tecido, ele precisa ter qualidade e não necessariamente um tecido caro possui qualidade, atualmente existem muitas misturas, verifique a qualidade antes de fazer a compra.

- Ocasião, clima e o horário influenciam na escolha dos acabamentos

Os acabamentos devem ser adequados ao clima, horário e ocasião que será usada a roupa. Por exemplo, uma peça para o outono/inverno precisa do forro para um acabamento mais bonito, já o de verão é ideal um acabamento mais fino. Um vestido de festa pede um forro de qualidade e bem costurado para não deformar a peça.

- Quanto mais nobre o tecido, mais refinado deve ser os botões

Escolher os botões certos fazem toda a diferença na finalização da peça, quanto mais nobre o tecido, mas refinado devem ser os botões, nada de um botão de plástico em um casaco de alfaiataria e as casas devem ser bem feitas, sem linhas e rebarbas sobrando.

- Cada tipo de acabamento pede um entretela

A entretela é indicada para dar acabamento e estrutura em decote, golas, viras, cós e corpetes. É preciso escolher a entretela adequada, pois existem várias gramaturas e a certa para cada tipo de acabamento. Uma entretela mais fininha é indicada para lapelas e uma mais encorpada para golas e cós.

Na Supper Têxtil você encontra uma linha completa de tecidos com qualidade garantida e seguindo os últimos lançamentos da moda nacional e internacional.

Fonte: Clube da Costureira.

Compartilhe