Dicas e ideias para costurar

Pregar um botão, colocar um aplique naquela jaqueta antiga, criar um bordado lindo ou poder fazer seu próprio vestido é muito bom, né? Costurar, além de fonte de renda pra muitas pessoas, pode ser uma atividade extra que faz bem pra mente. Agora, seja à mão ou com uma máquina de costura incrível, eu tenho algumas dicas pra deixar suas peças bem mais incríveis! Vem comigo!

O kit básico de costura

Olha, se você quer saber só o básico pra remendar uma roupa e fazer uma bainha em caso de emergência ou aprender a costurar profissionalmente. O ideal é ter um kit básico de costura!

E, no seu kit de costura, alguns itens não podem faltar, viu? Você precisa ter:

- Vários tipos de botões, de cores, materiais e tamanhos diferentes
- Agulhas de espessuras diversas, pois a escolha depende do tipo de tecido e do trabalho que será realizado
- Linhas resistentes e de cores variadas
- Tesoura pra costura com 15 ou 18 centímetros
- Tesoura de recorte, pra cortar em zigue-zague sem desfiar o tecido
- Alfinetes
- Um dedal
- Fita métrica
- Régua de 15 cm pra costura (vazada no meio)
- Ilhoses, colchetes e zíperes variados
- Retalhos
- Estojo pra guardar todos os utensílios

Máquina de costura

Alguns consertos simples podem até ser feitos à mão, mas o ideal é ter uma máquina de costura em casa pra aperfeiçoar suas habilidades.

Além de fazer o trabalho mais rápido, com a máquina de costura dá pra costurar diferentes tipos de pontos, dos tradicionais aos decorativos! E com a ajuda dos bastidores você consegue fazer bordados lindos. Tem até modelo pra realizar  trabalhos em patchwork! Aí sim, hein?

Dicas e truques

Tem mais listinha pra você! Agora são dicas e truques que vão te ajudar bastante com a rotina da costura. Olha só:

- Ao terminar a costura, deixe um pedaço de linha na agulha antes de guardá-la na almofada ou no carretel, tá? Vai ser mais fácil encontrar na hora de retomar o trabalho.

- Com o tempo, as agulhas podem enferrujar. Neste caso, é só usar uma esponja de aço pra retirar a ferrugem, tá?

- Olha que dica legal: a almofada de alfinetes pode ser substituída por uma barra de sabão. Além de organizar os itens, o sabão lubrifica as pontas, o que torna a costura mais deslizante, principalmente em tecidos pesados. 

- Se por algum motivo não der pra doar uma roupa antiga, tente retirar os itens que podem ser úteis, como botões, rendas, apliques, colchetes e zíperes.

- Na hora de costurar, escolha a linha com um tom mais escuro do que o tecido e sempre compare o fio solto com o tecido antes de começar o trabalho. Assim, não acontece de ter uma diferença muito grande de cores!

- E vale guardar um pequeno pedaço de imã na sua caixa de costura. Com ele, é muito mais fácil encontrar uma agulha ou um alfinete perdido. 

Fonte: www.magazineluiza.com.br

Compartilhe