Conheça os diferentes tipos de lãs

Nada melhor que uma boa lã para aquecer no inverno, mas se você pensa em lã como um tecido muito grosso ou muito rígido, saiba que existem vários tipos de lã, que podem se adequar ao modelo de roupa que você deseja.

Destacamos os principais para orientá-la na hora de comprar os tecidos. Confira:

Flanela de lã

Sabe aquela camisa xadrez, que muitos usam, as chamadas “camisas de flanela”? Pois é, é este tecido. Pode te dar uma boa ideia da textura e do que pode ser feito em termo de roupas. Você toca e sente os pelinhos da lã, bem macios. Fica ótimo em saias e vestidos, retos ou em “A”. Não amassa muito e aquece! Dependendo do fabricante, pode ser um pouco mais fino ou grosso, mas as características de maleabilidade se mantém. Acho que todas nós temos uma flanelinha em casa e podemos sentir como este tecido é gostoso!

Lã Escocesa

O nome já diz: é o tecido das saias escocesas, xadrez, em milhares de cores e padronagens. Se você deseja a clássica saia xadrez de inverno, com pregas, é este. Quentinho e versátil, cai bem em vestidos, blusas, casaquinhos, cachecóis… não dá para ser mais básico!

A chamada “Lã Mista”

Você pode encontrar lã mista – geralmente com poliéster – com características semelhantes à lã escocesa. Claro que este nome “lã mista” é na verdade, muito genérico, mas é assim mesmo que eu costumo ver nas lojas de tecido. Existe a lã pura, mas isto não designa um único tipo de tecido. O que este nome quer dizer é que o material é 100% lã, mas a textura depende da trama, e do tipo de ovelha, por exemplo. Aliás, se feito com o começo do pelo da ovelha, tem uma textura, se com o final, outra. O que frequentemente se vende como lã mista é um tecido que é metade lã, e, portanto, mais leve, maleável e que aquece menos. Costuma ser muito bom para saias rodadas e vestidos.

Crepe de lã

Tecido suave, com bom caimento e considerado difícil de trabalhar. É “nobre”, muito usado por grifes famosas, para vestidos e trajes. Excelente para vestidos de inverno! Aquece, porém, não tanto quanto a flanela de lã. Ao tocar, você notará como ele é lisinho, parecido com o gabardine. Encontrado mais facilmente em lojas de tecidos nobres ou finos.

Challis

Suave, fácil de trabalhar, com ótimo caimento para vestidos longos. E você nem desconfia que é lã! Excelente para locais em que o inverno não seja muito rigoroso, mas usados com combinações, também atende as necessidades do Sul do Brasil.

Lã Acetinada

Chama-se assim os tecidos de lã que possuem um dos lados acetinados, ou seja, de cetim. Bom para trajes de festa.

Cashemere ou Caximira

Famoso tecido de lã, que aquece bem, além de ser suave. Excelente para casacos, cardigãs e pulôveres.

Lã Mohair

Acho difícil que você encontre este tecido nas lojas, com este nome. É popularmente chamado de “lã felpuda”, e o tecido pode ser ou muito ou pouco felpudo. É certo que vai aparecer os pelinhos para fora, excelente opção para casacos e jaquetas.

Gabardine

Tecido ideal para casacos e sobretudos, pelo fato da água não penetrar nele com facilidade. Em conjuntos de saia reta e jaquetas fica bom também, mas não comporta pregas.

Tweed

Sofisticado, encontrado em várias espessuras, desde maleável para vestidos, até bastante grosso, ideal para jaquetas. Muito usado em conjuntos e foi “popularizado” por Channel. Aquece bastante, e suas peças devem ser forradas com tecido de poliéster para deixar mais confortável.

Fonte: Blog Teus Vestidos.

Compartilhe