Como posicionar o molde nos tecidos

Tecido estampado

Disponha as partes do molde sobre o tecido, todas em uma mesma direção, para que a estampa não fique ora de cabeça para cima e ora de cabeça para baixo. A disposição dos moldes deve ser feita com o tecido dobrado, avesso sobre avesso.

Tecido listrado

Disponha as partes do molde sobre o tecido, em uma mesma direção, de forma que suas listras estejam casando entre si, na posição horizontal ou na vertical. As listras, também, podem ficar na posição inclinada. Para isso, os moldes devem ser posicionados no fio viés. Todas as partes do molde devem ficar na mesma inclinação, para que, na montagem, as listras casem entre si.

Tecido xadrez

Use o mesmo processo das listras. Quando dobrar o tecido, observe que as listras do xadrez casem entre si, horizontal e verticalmente. As madras do xadrez podem ser iguais ou desiguais. Quando forem desiguais, é preciso um cuidado especial, no encaixe dos moldes, de forma que na montagem as madras se casem entre si, ao serem unidas as partes.

Tecidos felpudos ou com brilho

Todas as partes da peça devem ser cortadas, no mesmo sentido, para não ocorrer a mudança de tonalidade. Nenhuma parte pode ficar de cabeça para baixo em relação às outras. Isso deve ser observado no caso de tafetá, veludo e certos jeans color.

Sentido do corte do tecido no fio

Fio reto

A roupa é cortada no tecido de maneira que seu fio longitudinal tombe na vertical. Seu caimento é firme, sem esticar.

Fio atravessado

A roupa é cortada no tecido de maneira que seu fio transversal tombe na vertical. Seu caimento é mais firme e armado. Efeito que, muitas vezes, pode ser aproveitado para arredondar saias franzidas, pregueadas ou colarinhos.

Fio viés

O tecido é cortado no sentido enviesado, dando a impressão que tem um caimento elástico. O caimento é mole e flexível.

Corte de acordo com o tecido

 

Sempre observe o direito do molde e o avesso do tecido. Faça o encaixe das partes do molde no fio do tecido, de acordo com a posição requerida para a modelagem, para o devido caimento da peça. Partes do molde podem ficar no sentido do fio reto, outras no fio transversal e outras no fio diagonal do tecido.

Diferença entre aviamento e acessório

Embora sejam classificados dentro da mesma categoria, uma grande diferença define cada um. O aviamento é tudo que é necessário, em uma peça de roupa para finalizá-la, como por exemplo, materiais de fechamento como zíperes e botões. Já o que pode ser dispensado, para finalização de uma peça, é chamado de acessório ou aviamento decorativo, é o que agrega valor e também custo à peça final, como por exemplo, rendas e aplicações.

Tipos de aviamentos e acessórios de acordo com o tecido

Os aviamentos ganharam um novo status na moda. Até bem pouco tempo atrás, eram conhecidos como simples materiais de acabamento. Hoje, passaram do anonimato para o primeiro plano e viraram um produto com linguagem própria. Por meio dos aviamentos, o criador pode dar uma identidade à coleção, ou entrar até mesmo como parte do tecido, onde é reeditado de aviamento tradicional para outras funções.

A escolha do tecido determina a qualidade e o tipo de aviamento ou acessório para complementar a montagem da peça. No entanto, é importante notar que, para tecidos de fios com pouca ou sem elasticidade, os aviamentos devem ter a mesma característica. Já para tecidos como lycra, buclê, jersey, malha ou helanca, que têm muita elasticidade, são usados viés, fitas, entre outros com elasticidade. Já para tecidos finos e vaporosos, os aviamentos devem ter espessura fina e delicada.

Os aviamentos mais importantes são: entretela colante para firmar cós, zíper invisível, zíper comum, linhas de costura em várias cores, elástico bico de pato próprio para ficar do lado externo da peça como acabamento decorativo, elástico decorativo de acordo com a cor do tecido, agulha apropriada para passar elástico em costuras já fechadas, colchete de gancho para abotoar cós, botões para abotoar cós, colchete de pressão para abotoar cós e dedal para proteger o dedo.

Fonte: Andréa Oliveira.

 

 

Compartilhe