Como funciona o ponto zig-zag?

A costura é a paixão de vida de várias pessoas e não é à toa. Essa atividade é considerada o hobby e também a atividade profissional de muita gente. No entanto, por mais que essa tarefa seja divertida para diversas pessoas, é necessário salientar que a costura é uma atividade repleta de detalhes: desde o início até o fim, o costureiro precisa estar sempre atento.

Essa atividade também é recheada de métodos e técnicas, sendo algumas simples e outras bastante complexas, que costumam ser usadas na alta costura por profissionais muito especializados.

O ponto zig-zag, por exemplo, é um dos pontos mais importantes e populares do mundo da costura, assim como o ponto reto e a casinha de botão. Isso porque a técnica zig-zag é utilizada para costurar os mais variados tipos de tecido, principalmente os elásticos, afinal esse ponto de costura não se rompe quando a peça é esticada.

Costurar no ponto zig-zag: a técnica

O ponto zig-zag pode ser utilizado para juntar dois pedaços de tecidos e também para facilitar a vida do costureiro, quando ele precisa fazer um excelente acabamento, costurar peças elásticas ou produzir tecidos decorativos. Por isso, quando os profissionais decidem costurar roupas de academia, eles optam por usar sempre o ponto zig-zag, por exemplo.

Esse ponto é muito usado pelos costureiros, e se você deseja se aperfeiçoar no ramo da costura, é essencial que você o aprenda. Então, vamos entender melhor quando é necessário usar o ponto zig-zag?

Use o ponto zig-zag para costurar tecidos elásticos!

O ponto zig-zag é uma técnica muito comum para costurar tecidos elásticos. Isso porque, devido ao seu modelo de costura, o zig-zag não arrebenta se o tecido for esticado. Portanto, você pode colocar um elástico com o ponto zigue-zag e não ter problemas posteriores em relação à qualidade da peça. Afinal, essa não irá se desfazer facilmente.

Escolha o ponto zig-zag para fazer mosqueado!

O ponto de zig-zag também pode ser utilizado para fazer mosqueado, ou melhor, uma costura de reforço na peça para que essa fique resistente e o seu tecido não se desfaça facilmente. Além disso, com a costura zig-zag é possível fazer a margem da costura e o acabamento de tecidos, de modo que a peça pronta não se desfie durante o seu uso ou no meio da lavagem.

Opte pelo ponto zig-zag para fazer peças decorativas!

Você pode utilizar o método zig-zag também como ponto decorativo em uma bolsa de tecido ou em uma peça de roupa, por exemplo! Não é à toa que esse é considerado um dos principais pontos de costura pelos maiores profissionais do ramo.

Ah, e não esqueça: é possível também fazer o zig-zag em peças de crochê, o que torna o resultado da costura ainda mais sofisticado. Se você deseja aprender como fazer isso, basta iniciar um curso de crochê para iniciantes.

Viu como o ponto zig-zag possui mil e uma utilidades? 

Realizar o ponto zig-zag na máquina de costura

O primeiro passo é descobrir em qual parte da sua máquina é possível mudar a técnica de costura - passando do ponto reto para o zig-zag. Nesse caso, recomendamos que você leia o manual do aparelho para entender melhor o funcionamento da ferramenta.

Depois de mudar a chave e a manivela da sua máquina para o ponto zig-zag, é necessário posicionar o tecido, descer o pé calcador e a agulha pelo volante até que essa penetre no tecido e realizar a costura. Após fazer os pontos de zig-zag, basta segurar o retrocesso e voltar os pontos que você fez. Por fim, solte o retrocesso, levante a agulha e o pé calcador e retire o tecido. Pronto, você já fez o seu ponto zig-zag!

Se o seu objetivo é fazer um acabamento para o tecido não desfiar, o ponto zig-zag é uma excelente opção. Para fazer esse procedimento, basta posicionar a parte lateral do tecido na máquina, descer o pé calcador e fazer a costura na ponta do tecido. Assim as linhas de fibra não serão desfeitas, e a peça de roupa ficará sempre impecável!

Após terminar o procedimento, lembre-se: retire o tecido com muito cuidado para não esticar as linhas! Ah, e se você quiser mudar o tamanho do zig-zag, basta alterar o nível da manivela de acordo com o comprimento que deseja!

Fonte: Blog Superprof

Compartilhe