Como fazer saia com calça jeans?

Passo a Passo

O jeans nunca sai de moda, é um curinga do guarda-roupas feminino e pode ser usado em qualquer estação. Por isso, vamos mostrar como fazer saia com calça jeans bem moderninha. 

A peça que vamos ensinar a fazer tem um diferencial, e já teve até celebridade usando esse modelo por aí. Trata-se de uma saia jeans com a costura sobreposta, deixando na parte da frente uma fenda que é um charme.

E o melhor de tudo é que você vai poder fazer a sua saia com uma peça usada. Pode ser aquela calça da qual você já se cansou ou que esteja esquecida lá no fundo do armário. Vale usar até um jeans baratinho que você encontra em qualquer brechó por aí. Vamos ao passo a passo?

Materiais Necessários
Calça jeans usada
Giz de alfaiate
Linha de costura
Tesoura para tecido
Abridor de casas
Alfinetes
Máquina de costura
Ferro de passar

Passo a passo

Passo 1

Estime o comprimento que você deseja para sua saia e marque com o giz.

Passo 2

Com a tesoura, faça um corte a cerca de 5 cm abaixo da marcação de giz. É melhor que a calça não tenha tanto elástico para que sua saia não fique com aqueles fiapos de lastex.

Passo 3

Use o abridor de casas para desfazer a costura de dentro (na parte das coxas) e a costura da frente, indo até a parte em que começa o zíper. Faça o mesmo tipo de abertura na parte de trás, assim você vai conseguir fechar a saia com perfeição.

Passo 4

Agora, alfinete uma parte sobre a outra, ajustando a largura da sua saia e mantendo o acabamento original para dentro, totalmente escondido. Faça o mesmo com a parte da frente, mas posicionando o bico da saia na direção oposta.

Passo 5

Comece a costurar a perna que está em baixo e só pare quando chegar no início da outra perna. Agora, inicie a costura da perna que está por cima e só pare quando chegar no zíper, fechando toda a frente da saia. Costure também a parte de trás da saia. Quem não tem máquina pode costurar à mão.

Dica 1: Você pode passar a nova costura por cima da original, não tem problema. O importante é seguir a mesma direção da costura já existente e usar a mesma cor de linha para manter a boa estética da peça. 

Dica 2: Na hora de fazer a sobreposição das pernas, foi deixada uma abertura na parte frontal da saia, dando um certo charme à peça. Se você não gosta desse tipo de detalhe, é simples resolver: basta juntar mais as duas pernas da calça (antes de fazer a costura) ou costurar por dentro um triângulo de tecido jeans para fechar a fenda. Problema resolvido!

Passo 6

Vire a saia ao avesso e, com uma tesoura, corte o excesso de tecido. Se achar necessário, faça uma bainha simples.

Passo 7

Algumas pessoas preferem fazer a bainha, enquanto outras preferem a barra desfiada, como no modelo da foto acima. Nossa sugestão é lavar a saia, para ressaltar o desfiado, e passar com ferro quente para deixar o jeans bem alinhado.

Após seguir essas instruções você terá uma saia novinha! Agora é só sair por aí e arrasar com essa peça super confortável, que, além de ser a cara do verão, também pode compor looks variados de outras estações, principalmente se usada com peças de meia estação.

Fonte: www.revistaartesanato.com.br

Compartilhe