Como cortar corretamente os tecidos?

Cortar o tecido corretamente faz toda a diferença no bom caimento da peça no corpo e também evita o desperdício de material.

Primeiro você precisa identificar o lado direito e o avesso do tecido. No tecido estampado, o avesso não tem estampa e no jeans geralmente o lado direito é escuro e o avesso clarinho. No momento do corte, precisa ser cortado para que o lado direito fique para fora quando a peça for costurada.

O tecido tem alguns pontos importantes:

1- Ourela: É ela quem define o fio do tecido. Ou seja, se você tiver cinco metros de tecido, terá cinco metros de ourela e também 5 metros de fio. Neste sentido longitudinal o tecido tem mais resistência, então faça o teste: estique um tecido próximo à ourela e veja como ele é mais rígido.

2- Trama: A trama acontece no momento em que o tecido foi produzido, ou seja, com o entrelaçamento de fios ganhamos essa padronagem. Caso você estique o tecido na direção da trama perceberá que ele tem mais flexibilidade, mesmo em tecidos sem elastano. É exatamente por isso que nossas roupas laceiam com o uso, mas voltam ao normal após a lavagem. A trama permite essa flexibilidade.

3- Viés: Sabe a famosa saia godê? Então, ela é cortada neste sentido para ganhar movimento e volume. O angulo de 45 graus permite mais maleabilidade nas roupas e dá aquele caimento bonito. Também cortamos o tecido neste sentido para fazer o acabamento das peças com viés do próprio tecido.

Uma dica importante, é antes de cortar, colocar todos os moldes em cima do tecido para confirmar se a quantidade que você tem é suficiente e se todos os moldes encaixam corretamente no fio. Se todos encaixaram, é hora de cortar com cuidado e costurar com muita calma.

Fonte: Clube da Costureira.

Compartilhe