Como combinar estampas no artesanato?

O universo de estampas é rico em cores, padrões e desenhos. A grande dúvida é: como combinar todas essas variações para alcançar um resultado final bonito e harmonioso? Combinar estampas no artesanato é uma arte baseada em princípios como texturas, traços, proporções e cores.
Simone Aguiar, designer de interiores e artista plástica, é mestre em combinar estampas no artesanato. Ela preparou um dicionário das composições, para ajudar você na hora de combinar estampas:
- Composições clássicas: o que a maior parte das pessoas está acostumada a fazer. Pode ser uma estampa floral maiorzinha com outra menor, pode ser floral combinado com poá ou xadrez, enfim, esse estilo de combinação de tecidos é indicado para quem quer começar sem se arriscar muito.

- Composições pop: eu chamo dessa forma porque tem uma pegada mais jovem e irreverente. São ícones de cultura pop, então são combinações mais contemporâneas, indico para quem quer arriscar com muito bom gosto e primando pelo diferente e moderno.

- Composições com mix geométrico e formas orgânicas: essa última composição tem tecidos de textura mais grossa, é possível combinar mas tem que ter cuidado em pensar para qual objeto elas serão aplicadas. Uma questão importante é saber trabalhar os tamanhos e texturas de cada estampa, levando em consideração o equilíbrio para que a composição fique harmoniosa. Eu gosto bastante de tentar buscar tecidos em que os geométricos e formas orgânicas estejam estilizados, não sejam aquela coisa certinha, o que resulta em um estilo moderno.

- Composições Kitsch: particularmente esse é o estilo que eu mais gosto! Feito a partir de uma mistura de muitas estampas, cores, em uma composição só e está na moda em todos os setores: arte, decoração, artesanato e até vestuário. Combinações assim dão vida e charme para qualquer peça.

Gostou das dicas da Simone?

Fonte: eduk.com.br

Compartilhe