A linha de costura certa para cada tipo de tecido

Vamos combinar, não é preciso ser expert em costura para saber que existem centenas de tipos de linhas e tecidos no mercado, no entanto, a combinação de ambas é fundamental para criar um trabalho completo e sem erros. Se você tem dúvidas de qual é a linha de costura certa para cada tipo de tecido, nós resolvemos fazer uma lista bem esclarecedora e útil quando surge aquela dúvida!

A linha de costura ideal para cada trabalho

Para tecidos delicados

Os tecidos delicados nada mais são que, por exemplo, o tule, a organza e a renda fina. Então, se você for costurar aquele vestidinho de balé ou aquela roupa íntima favorita, escolha por linhas finas de náilon ou algodão.

Tecidos leves

Os tecidos leves não deixam de ser delicados, no entanto, este grau de delicadeza é bem menor que os exemplos citados acima. Entram nesta lista a seda, o tafetá e o cetim. Para estes e outros tecidos semelhantes, use as linhas de costura: algodão (100%), mais poliéster ou algodão mercerizado 60.

 

Tecidos médios

Os tecidos médios, como o próprio nome sugere, são materiais intermediários entre os tecidos leves e pesados. Entram nesta lista o famoso e muito utilizado algodão, o veludo, a lã fina e o linho. Para costurá-los, utilize as linhas de costura de algodão mercerizado 60, o algodão 60 ou, ainda algodão e poliéster (100%).

Tecidos pesados

Os tecidos pesados nada mais são que materiais de espessura bem grossa, que precisam de esforço e atenção na hora de costurar, além de uma linha de costura resistente que consiga unir e formar a peça de roupa. Entram nesta lista os tecidos para estofamento, lona e os tecidos para sobretudo. Neste caso, utilize a linha de costura poliéster (100%), algodão, algodão mercerizado grosso 60 ou algodão 40.

Tecidos elásticos

Os tecidos elásticos precisam de um pouco de prática na hora de costurar, pois eles, algumas vezes, parecem que tem vida própria: escorregam, não permanecem do jeito que a gente deseja e comprometem à costura, seja à mão ou à máquina, e entram nesta lista as malhas e o jérsei. Use nestes casos a linha de costura algodão, poliéster (100%), algodão mercerizado 50, náilon A, seda A.

Couro

O couro não entra na lista de tecidos pesados, pois, apesar de ser espesso e difícil de costurar, tem textura própria, diferente de qualquer outro material existente no mercado. A pelica, camurça e tanto o couro sintético quanto natural são tecidos que mais representam este tipo. Para costurar, prefira a linha de costura algodão, poliéster (100%), algodão mercerizado 50, náilon A, seda A.

Vale lembrar que na hora da compra, atente a cor, marca e qualidade da linha de costura. É muito importante testá-la e sentir a textura para saber se ela e ideal para seu trabalho. Linhas fortes, não arrebentam facilmente com a mão e, claro são indicados para tecidos pesados. Já a linha de costura mais frágil e de textura suave são as melhores para os tecidos leves.

Fonte: Armarinhos Web.

Compartilhe