15 Dicas de costura

Costurar não é uma tarefa fácil, porque envolve paciência e habilidades que nem sempre temos. Confira algumas dicas para deixar tudo mais fácil:

1. Linhas simples para bainhas
Fazer bainha na calça é sempre um drama. Quem não tem mãe ou avó prendada acaba caindo nas mãos de costureiras profissionais. E a bainha da calça é algo muito simples de fazer. Para fazer bainhas perfeitas em calças, saias e vestidos, você pode traçar linhas retas em uma cartolina grossa, com a ajuda de uma régua. Depois basta dobrar o tecido sobre as linhas do molde e fazer a dobra certa no tecido com o ferro quente. É como dobrar o papel antes de cortar, para marcar corretamente, sabe? Com isso, ficará muito mais fácil costurar para dentro a parte que não precisa ou até cortá-la com um estilete.

2. Botões com máquina
Por que pregar botões a mão se você tem máquina de costura elétrica em casa? As máquinas modernas (e as antigas também) são ótimas para dar o acabamento perfeito ao botão. Com elas, seu botão não corre o risco de escapar. Sem falar que é muito mais fácil e rápido que fazer à mão. E o acabamento ficará muito mais bonito.

3. Esmalte no botão
Falando em botões, uma dica de costura à mão ótima é passar esmalte de unhas incolor na linha de acabamento de botões e outros pequenos detalhes. Depois de seco, o esmalte fornece uma camada de proteção mais firme, impedindo que a linha rompa ou se desgaste com o tempo.

4. Não consegue passar o fio na agulha?
Esse segredo de como costurar à mão você vai amar. Quem nunca perdeu a paciência tentando colocar a linha naquele buraquinho minúsculo da agulha? O truque para facilitar isso está no seu banheiro. Um pouco de spray de cabelo, aquele velho laquê mesmo, endurece a ponta do fio, tornando muito mais firme. E o melhor, essa dica funciona para qualquer tipo e espessura de linha.

5. Mantenha a organização
Não tem coisa pior do que você estar atrasada para o trabalho, com a camisa meio abotoada, faltando um botão, correndo pela casa em busca de um kit de costura. Mesmo que você não seja uma pessoa adepta das agulhas, ter um kit em casa faz toda a diferença.
Pode ser um conjuntinho simples, com botões extras, agulhas de diferentes tamanhos, linhas de cores básicas, tesoura, fita métrica e dedal. Porém é importante deixar tudo organizado e junto no mesmo lugar. Assim, na pressa, você consegue ajeitar aquela roupa que pretende vestir sem perder tempo.

6. Tenha uma tesoura boa
Tesoura sem fio mais come o tecido que corta. Investir em uma tesoura de costura é uma boa dica. Elas duram bastante tempo e podem ser úteis para diversas coisas.

7. Carretéis grandes
Se usa carretéis pequenos e tem de parar a sua produção diversas vezes para trocá-los, essa dica é para você! Ao invés disso, busque costurar com cones de overloque. E se ele ficar muito grande no pino? Não tem problema!
Você resolve isso usando uma xícara ou caneca como apoio. Basta colocar o carretel dentro do utensílio e prender a ponta da linha normalmente à máquina de costura. O cone formará um ângulo perfeito de 90° graus e a linha se desenrolará normalmente à medida que você for trabalhando.

8. Margem perfeita
Para uma margem de costura perfeita, você precisa de dois lápis de grafite comuns e um elástico. Junte os lápis e prenda-os com o elástico, de modo que fique bem firme. Isso fará com que tudo que você risca fique com uma linha exterior, traçada pelo lápis secundário. Isso dará alguns centímetros de sobra no tecido como margem de segurança, para evitar aqueles erros sem querer.

9. Fita métrica
Para não ficar indo e vindo com uma régua ou fita métrica, você pode colar uma daquelas maleáveis na lateral da sua bancada ou mesa de costura. Pode fazer isso com cola quente mesmo. Isso poupará tempo, quando quiser medir os tecidos. E facilitará seu trabalho caso costure sozinha, sem ajuda de alguém para esticar a fita métrica sobre um tecido muito mole.

10. Sabonete e alfinetes
Se você não tem aquele acessório de costura para guardar ou pousar os alfinetes, pode usar um sabonete em barra. Assim, mantém seus alfinetes organizados e com a ponta crava em algo, evitando possíveis acidentes.

11. Quinas em diagonal
Se estiver fazendo uma almofada, corte as quinas interiores em diagonal antes de desvirar a costura. Isso evitará que o tecido fique embolado no lado correto da peça.

12. Desfiado
Para garantir que o tecido de uma bainha não vai desfiar internamente, dobre-o duas vezes antes de fazer a costura. Isso evitará que a linha fique rente ao corte, fazendo com que os desfiados do tecido não apareçam e o fio não corra.

13. Escolha tecidos em conta
Falando em tecido, se você é iniciante, nada de meter a tesoura em tecidos caros. Para brincar de erro e acerto, prefira peças baratas, pois as chances de estragar tudo são maiores. E depois, você não vai querer jogar dinheiro fora, não é mesmo?

14. Faltou giz?
Muitas costureiras usam giz para marcar o tecido sem estragá-lo. Se você não tem giz em casa, pode usar um pedaço de sabonete seco, o efeito é o mesmo.

15. Afie as tesouras você mesma
Com o tempo é óbvio que as tesouras de costura perdem o fio e ficam cegas. Para afiá-las sozinha, você pode utilizar folhas de lixa de madeira ou papel alumínio. No caso do papel alumínio, dobre um pedaço várias vezes até ficar grosso. E corte-o com a tesoura até que ela fique com um bom ponto de corte.


Fonte: 365 Dicas.

Compartilhe