10 livros para quem gosta de moda

Selecionamos 10 títulos para quem deseja entender mais sobre o mundo da moda e seus protagonistas ao longo da história: 

1. O Império do Efêmero, de Gilles Lipovetsky
Apesar de ter sido lançado pela primeira vez em 1987, O Império do Efêmero, do filósofo Gilles Lipovetsky, é um clássico que, após tantos anos, continua atual e importante. Intenso e com páginas que nos levam à reflexão, o livro é considerado pré-requisito para quem deseja entender como a indústria da moda vem se mantendo firme, mesmo depois de enfrentar tantas transformações no meio do caminho.

2. Vítimas da Moda? - Como a Criamos, Por que a Seguimos, de Guillaume Erner
O que são tendências? Como elas são criadas? Por que nós as seguimos? Algumas das respostas para essas questões podem ser encontradas no livro do sociólogo francês Guillaume Erner, lançado pela primeira vez em 2005. Especializada na sociologia do consumo, a obra questiona os motivos que nos fazem, muitas vezes, nos render às tendências, além de explicar sobre o processo de criação de uma marca.

3. 1990 - 50 Ícones Que Inspiraram a Moda, de Paula Reed
Paula Reed contextualiza, por meio de personagens importantes da década, os anos 1990 e sua atmosfera menos extravagante e mais minimalista em comparação aos anos anteriores. Exemplos como o cabelo de Jennifer Aniston em Friends, a moda grunge e a era das novas supermodelos - como Kate Moss - entram na lista, ilustrada com fotos da época.

4. Moda com propósito, de André Carvalhal
Segunda publicação de André Carvalhal, ex-gerente de marketing e conteúdo da Farm e atual co-fundador do projeto Malha, Moda com Propósito fala sobre a urgência de agirmos em prol da sustentabilidade, e aponta novas estratégias de consumo da moda, focadas na consciência coletiva.

5. Chic, um guia de moda e estilo para o século XXI, de Gloria Kalil
A renomada consultora de moda Gloria Kalil dá uma aula de elegância pessoal em Chic, que procura ajudar o leitor a descobrir o próprio estilo, de acordo com as situações do dia a dia e valorizando os pontos fortes de cada um.

6. GirlBoss, de Sophia Amoruso
No livro de Sophia Amoruso, que esse ano virou série da Netflix, a história da marca Nasty Gal é contada com pitadas de bom humor e dicas de empreendedorismo. Misturando moda e carreira, GirlBoss é praticamente uma versão de bolso de uma aula de coaching que pode ser levada para a vida.

7. The Sartorialist closer, de Scott Schuman (em inglês)
Segundo trabalho do fotógrafo/caçador de tendências do Sartorialist, Scott Schuman, The Sartorialist Closer reúne algumas das melhores fotografias de street style feitas por ele em seus mais de 15 anos de carreira - 512 páginas, para sermos mais exatas. Altamente útil na missão "look do dia", o livro não conta com traduções em português, mas funciona como uma bela galeria inspiradora.

8. O Pequeno Dicionário de moda, de Christian Dior
Escrito por Christian Dior, em 1954, O Pequeno Dicionário da Moda é um livro prático, que até hoje é visto como minimanual de estilo. Nele, o autor nos presenteia com alguns conselhos sobre a moda e como usá-la. Spoiler: há páginas em que o sábio Dior defende que, para vestir-se bem, não é necessário gastar muito. Estamos com ele.

9. O Evangelho de Coco Chanel, de Karen Karbo
Com linguagem leve e bem-humorada, Karen Karbo conta a sua visão sobre a história de Gabrielle Chanel - ou Coco Chanel - da infância pobre ao sucesso como uma das estilistas mais revolucionárias na história da moda. Ah! A autora contribui também com algumas lições de vida, baseadas no comportamento e na filosofia de Coco em vida.

10. O Livro Negro do Estilo, de Nina Garcia
Título de grande sucesso nos Estados Unidos, o livro é escrito por Nina Garcia, que já foi jurada do programa Project Runway e diretora das revistas Elle e Marie Claire norte-americanas. Misturando dicas de estilo com frases de grandes ícones da moda, como o já citado Christian Dior, o livro conta, ainda, com ilustrações fofíssimas em seu miolo.

Fonte: www.taofeminino.com.br

Compartilhe