10 dicas de costura para iniciantes

1. Cole uma fita métrica na sua bancada de trabalho. Isso poupa um tempão e você não precisará mais ficar procurando a toda hora sua fita para medir seus tecidos.

2. Endireite seus alfinetes espetando-os em um sabonete em barra. E dê adeus aos alfinetes e agulhas tortas!

3. Aplique um pouquinho de esmalte incolor nos botões. Assim, você criará uma camada dura sobre as linhas, que não se soltarão com facilidade.

4. Prenda dois lápis com fita adesiva ou elástico e crie uma risca dupla, o que facilitará e muito na hora de riscar o molde e aquela margem de um ou dois centímetros.

5. Faça a barra dobrando o tecido duas vezes. Esse passo garantirá que o tecido não desfie internamente.

6. Prenda na base da sua máquina de costura elásticos para serem seu guia de limite de costura.

7. Quando a costura à máquina não está indo bem, verifique a bobina. Ela pode ser a fonte do problema (e da solução!). Retire, reencaixe, verifique se está do lado correto. Só utilize bobina totalmente compatível com a sua máquina (se a recomendação é utilizar a versão de plástico, use somente esta. E se for metal, só use em metal mesmo).

8. Quando fizer sua almofadinha de alfinetes, preencha-a com palha de aço. Isso ajudará a manter a ponta dos alfinetes sempre afiada.

9. Coloque uma sacola plástica transparente sobre tecidos felpudos ou escorregadios como o plush, veludo ou microfibra. Esse truque ajudará a deslizar a agulha com facilidade.

10. Inicie seus primeiros projetos com tecido barato. Não queira se arrepender em estragar um tecido caro nas suas primeiras costuras. 

Fonte: Blog do Elo 7

Compartilhe